Saiba mais sobre engrenagem
Você com certeza já ouviu falar em engrenagem, mesmo que não saiba o que é ou para o que serve. A engrenagem também pode ser encontrada é conhecida como engrenagem dupla ou engrenagem asa, além de alguns outros nomes. Ela nada mais é do que um dispositivo cilindro com dentes e cubo que possui a função de gerar a transmissão entre uma corrente, a roda com dentes e o eixo, que ocorre depois que há o contato entre os dentes.
Então, podemos resumir que a engrenagem é um dispositivo mecânico composto que é bastante usado em diversos equipamentos e máquinas industriais.
Do que a engrenagem é composta
A engrenagem é composta por rodas que são dentadas e pode ser encontrada em diversos modelos e com muitas opções disponíveis no mercado. Esses modelos podem variar no tamanho, formato e no modo de transmissão do movimento.
Como a engrenagem funciona
A engrenagem funciona a partir do atrito gerado pelos seus dentes com a segunda engrenagem. A função dessas peças é transmitir potência para a máquina utilizada através da ligação entre os eixos, o que promove velocidade de rotação e torque a esse processo.
Desta forma, para que ela funcione, é necessário que esteja em para. Ou seja, os dentes de uma engrenagem se encaixam nos espaços dos dentes da outra engrenagem, gerando, assim, a potência necessária.
Assim, apostar em um conjunto de engrenagens pode ter a capacidade de regular a transmissão que um motor não conseguiria, por não fornecer o torque suficiente.
Materiais de engrenagem
Geralmente, as engrenagens são desenvolvidas com os seguintes materiais: aço inox, aço carbono, bronze ou nylon. O nylon não aceita o tratamento térmico, diferente dos outros materiais que aceitam.
Existe uma variedade muito grande de engrenagem para corrente é pra saber o tamanho certo que deve ser utilizada em determinada transmissão é necessário calcular a distância a partir do centro até o ponto de contato.
Com o cálculo feito, entenda que quanto maior for o diâmetro primitivo da engrenagem, menor vai ser a rotação. Em contrapartida, quanto menor for o diâmetro primitivo da engrenagem, maior será o momento torsor.
A engrenagem é fabricada com base no passo da corrente. Sendo assim, em uma corrente norma ASA que possui um passo de ½” só pode ser colocada para trabalhar com uma engrenagem também de norma ASA com passo de ½”, mas os números de dentes que vão variar de acordo com a rotação que é necessária em um equipamento específico são modificados.
Tipos de engrenagem
Há uma grande variedade e tipos de engrenagens que são utilizadas em diversos segmentos do mercado industrial, entre eles podemos citar: aviação, indústria química, indústria alimentícia, metalúrgicas, siderúrgicas e transporte ferroviário.
Por último, a engrenagem pode ser dividida em pinhão e coroa. O pinhão é a menor engrenagem, sendo assim, ela faz mais rotações que a engrenagem coroa. A maior é a coroa, por isso, ela exerce uma menor rotação, porém, ela realiza um maior trabalho sobre o pinhão.
Agora você já sabe tudo sobre engrenagem, só faltou uma informação: na Loja Brafer você encontra diversos modelos de engrenagem para as mais variadas finalidades. Aproveite!