Para que serve uma chaveta?
Chaveta é um elemento mecânico geralmente fabricado em aço e que possui forma retangular ou semicircular. Ela se interpõe numa cavidade de um eixo de uma peça e, por isso, sua finalidade é de interligar dois elementos mecânicos.
Neste artigo, vamos falar em mais detalhes sobre para que serve a chaveta e também quais são as suas classificações. Acompanhe!
Afinal, qual a função da chaveta?
A função da chaveta é impedir a rotação relativa entre dois componentes. Ela consegue esse objetivo, pois garante que os componentes permaneçam unidos durante a força centrífuga que é exercida sobre eles. O resultado, então, é a transmissão de torque ou velocidade.
Vale dizer, ainda, que a chaveta permite que os eixos tenham movimento axial relativo com o componente de transmissão. Como exemplo, podemos citar os eixos de motores elétricos que se encaixam em moto redutores e acoplamentos, ou eixos de saída que se conectam em rodas dentadas e engrenagens.
As classificações das chavetas
As chavetas se classificam de acordo com as suas características, como a de cunha, paralelas e de disco. Abaixo vamos falar um pouco mais sobre os principais tipos de chaveta.
Chaveta de cunha encaixada
A chaveta de cunha encaixada tem o formato de cunha e possui uma inclinação ao longo da seção longitudinal. Sendo assim, quanto mais fundo a chaveta se encaixa no rasgo, maior é a força de contato entre a chaveta, o eixo e a peça movida.
Chaveta paralela
Já a chaveta paralela possui todas as faces paralelas, sendo a face frontal quadrada ou retangular. É considerado o tipo de chaveta mais comum e transmite a rotação através do contato direto entre suas faces com as faces dos rasgos das chavetas. Sua fixação pode ser reforçada por meio de parafusos ou pinos.
Chaveta meia lua
A chaveta Woodruff, também chamada de chaveta meia lua, possui lado circular que se encaixa no eixo e lado reto que se encaixa na peça acoplada a ele. Esse formato influencia na redução da concentração de tensões no rasgo no eixo, o que é excelente para eixos que funcionam em alta velocidade.
Chavetas transversais
Vale destacar, ainda, as chavetas transversais, que atravessam o eixo por todo o seu diâmetro, mas no sentido transversal. Ela trava o eixo e a peça para o movimento rotativo e para o retilíneo alternativo. Já as inclinações podem ser simples ou dupla.
Chaveta plana
As chamadas chavetas plana ou chaveta meia-cana são variações da chaveta em cunha, mas não precisam de rasgo no eixo. Sendo assim, a fixação depende somente do atrito e são indicadas para toques baixos. A chaveta plana possui face totalmente plano e o eixo um rebaixo plano, que é onde ela fica assentada.
As chavetas precisam ser de qualidade para que cumpram com o seu objetivo de maneira eficiente. Para isso, não deixe de adquiri-las com lojas que prezam por alto padrão de qualidade, como a Loja Brafer.
Na Loja Brafer, você encontra diferentes tipos de chavetas, como chaveta polia, barra de chaveta e chaveta quadrada, com qualidade e o melhor custo-benefício.