Conheça os tipos de chavetas
Chavetas são peças metálicas usadas para ligar duas peças de maneira firme e segura. Existem diversos tipos de chavetas, como chavetas redondas, chaveta quadrada, chavetas em T, chavetas em U, chavetas em cunha, chavetas cilíndricas, chavetas de pressão e chavetas de segurança. Cada tipo de chaveta é usado para diferentes aplicações.
Você sabia que os sistemas rotativos contam com componentes de fixação em eixos e eles garantem a montagem de alguns componentes? Entre eles, podemos facilmente citar os acoplamentos, rodas dentadas, engrenagens e polias. E saiba que a fixação mais tradicional que existe é a chaveta mecânica, também podendo ser chaveta polia, barra de chaveta e chaveta quadrada.
A chaveta é uma peça super importante para as mais variadas utilizações, o mais bacana é que ela foi criada antes mesmo da revolução industrial. Acompanhe este artigo e conheça os tipos de chavetas!
O que é uma chaveta?
Dentro da engenharia mecânica, a chaveta é uma peça de máquina que conta com a função de manter um eixo fixo a outras peças. De maneira geral, ela é produzida a partir de uma barra quadrada e usinada para que haja o encaixe no rebaixo do eixo e também do componente de transmissão.
A sua função é a de impedir a rotação relativa entre dois componentes. E também para garantir que as duas peças permaneçam unidas durante a força centrífuga que está sendo exercida sobre eles. Como resultado disso, vai permitir a transmissão de torque ou da velocidade. Desse modo, a chaveta ainda permite que os eixos tenham movimento axial relativo com o componente de transmissão.
Os tipos de chavetas
A chaveta pode conter vários formatos e aplicações bem diferentes. Sendo assim, agora vamos conhecer quais são os tipos de chavetas, veja!
Chavetas paralelas
Este modelo possui todas as faces paralelas, ou seja, a face frontal pode ser quadrada ou retangular, porém sempre em paralelo. Este é um dos tipos mais comuns, transmitindo a rotação pelo contato direto de suas faces com as faces dos rasgos de chaveta.
Chavetas Woodruff
Também conhecida como chaveta meia lua, foi criada por William Woodruff, por isso o seu nome. Este formato reduz a concentração de tensões nos rasgo feito no eixo, o que facilita a operação em alta velocidade.
Chavetas de cunha
Este modelo possui formato de cunha e apresenta uma certa inclinação ao longo de sua seção longitudinal. Quanto mais fundo o rasgo ser, mais ela se encaixa e maior será a força de contato. A chaveta de cunha não precisa de parafusos de fixação, porém é sempre importante tomar cuidado com força excessiva.
Chavetas planas e meia-cana
Podemos dizer que estes modelos são variações da chaveta de cunha, porém elas não precisam de rasgo no eixo, ou seja, a fixação depende exclusivamente do atrito, o que faz serem indicadas para transmitir torques baixos.
Chavetas longitudinais
Este tipo de chaveta se caracteriza por aquelas que se encaixam atravessando o eixo no sentido longitudinal.
Existem ainda os modelos de chavetas transversais e as chavetas embutidas. Encontre barra de chaveta ou chaveta polia no site da Loja Brafer!